Paranapanema amplia em 60% capacidade de produção de fios de cobre em fábrica na Bahia
Maior produtora de cobre do Brasil investe R$ 12 milhões em novo equipamento industrial que permite aumentar produção de fios de 50 mil para 80 mil toneladas ao ano
(26/01/2015) A Paranapanema, maior produtora de cobre do Brasil, implantou um novo equipamento industrial na Fábrica de Dias D’ávila (BA). Inaugurada na manhã desta segunda-feira, a nova trefila, máquina que modela vergalhões para transformá-los em fios de cobre, ampliará em 60% a capacidade de produção de fios, que passará das atuais 50 mil para cerca de 80 mil toneladas por ano. O investimento da companhia no projeto é de cerca de R$ 12 milhões. O evento contou com a participação do governador da Bahia, Rui Costa.
“Cerca de 60% do consumo de cobre no Brasil é proveniente dos mercados de vergalhão e fio, o que faz da trefilação um processo extremamente importante e justifica a estratégia da Paranapanema, líder nacional na produção, de fortalecimento dessa operação. Além disso, nos alegra muito fazer novos investimentos na Bahia e poder contribuir com o desenvolvimento industrial e socioeconômico do Estado”, explica o presidente da empresa, Christophe Malik Akli.
Com o aumento de produção, a Paranapanema vai gerar 25 novos empregos diretos na região, onde a companhia produz quatro diferentes diâmetros de fios para aplicações elétricas. Produzido no Brasil com tecnologia alemã pela fabricante Niehoff, a nova trefila é o recurso mais moderno para produção de cobre primário. Como é bifilar, a máquina pode produzir dois fios simultaneamente, mesmo com dimensões diferentes.
A ampliação da fábrica recebeu apoio do Governo do Estado, com o enquadramento do projeto no Desenvolve – Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica, que tem como objetivo incentivar a instalação, expansão ou modernização de empreendimentos industriais ou agroindustriais na Bahia.
“Hoje, podemos comemorar com alegria que o Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e a Bahia o estado que mais cresce no Nordeste. Para manter esse ritmo, vamos continuar empenhados na atração de novas indústrias e na ampliação das que já estão aqui”, diz Rui Costa.