Paranapanema produz insumo fundamental para o tratamento da água de 65% do Brasil

A BAUMINAS utiliza o ácido sulfúrico na produção de químicos usados no tratamento de água e esgoto de mais da metade do território brasileiro

 

Laboratório interno assegura a qualidade dos produtos e coprodutos.

Laboratório interno assegura a qualidade dos produtos e coprodutos da Paranapanema.

A Paranapanema, maior produtora nacional de cobre primário, é fornecedora de ácido sulfúrico para o Grupo BAUMINAS há cerca de sete anos. A empresa, líder nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes com mais de 60 anos de mercado, utiliza o coproduto para a produção de químicos usados no tratamento de água e esgoto de 65% do território brasileiro, com expressiva importância para a saúde pública e indústrias de nutrição vegetal e animal. Hoje, são mais de 3500 municípios atendidos, beneficiando cerca de 130 milhões de pessoas com água tratada.

Os coagulantes produzidos pela BAUMINAS dependem em sua totalidade do ácido sulfúrico fabricado na unidade industrial da Paranapanema, em Dias d’Ávila (BA). Desta forma, entre outros motivos, a metalúrgica é considerada serviço essencial e deve continuar suas operações para apoiar o Brasil na missão de levar água de qualidade para casas, hospitais, empresas, locais públicos e outros.

“Para o ano de 2021, é de vital importância para a Bauminas seguir em parceria com a Paranapanema. Dessa forma, conseguimos garantir a entrega dos nossos produtos aos órgãos públicos municipais e estaduais, das Regiões Norte e Nordeste”, explica Samuel Raffaelli, diretor de Operações da Bauminas.

 

Processo industrial do ácido sulfúrico

Durante o processo de fundição e refino do cobre primário (transformação do concentrado de cobre em cátodos com 99,99% de pureza), são gerados gases ricos em dióxido de enxofre (SO2) que são posteriormente encaminhados para Unidade de Ácido Sulfúrico. Estes gases possuem impurezas que não podem ser direcionadas para o ácido, por isso, ao chegarem à unidade, passam por tratamentos até atingirem o nível de pureza necessário para garantir as especificações de qualidade do coproduto.

Após passar pela etapa de purificação, a corrente gasosa é direcionada para uma torre de secagem, com o objetivo de retirar toda a umidade adquirida no processo anterior. O gás, já livre de umidade, segue então para o reator, quando, por meio da passagem por leitos catalíticos, ocorrerá a conversão do dióxido de enxofre (SO2) em óxido sulfúrico (SO3). Após a saída do reator, o gás agora rico em SO3 é direcionado para as torres de absorção, onde ocorrerá a reação que dará origem ao ácido sulfúrico (H2SO4).

 

Demais produtos da Paranapanema utilizados para o fluxo de água e outros líquidos

Além de seus coprodutos, a Paranapanema apoia o transporte de água e outros líquidos no Brasil e no mundo por meio de seus produtos finais, estabelecidos no mercado por sua marca Eluma. Os tubos e conexões de cobre e suas ligas são fabricados em diversos formatos e dimensionais variados dentro das aplicações necessárias, como nos segmentos da indústria, automotivo, hidráulico, construção, refrigeração e aquecimento.

Precisa de ácido sulfúrico ou outros produtos? Entre em contato pelo e-mail vendas@paranapanema.com.br.

 

Sobre a Paranapanema

A Paranapanema S.A. é a única produtora nacional de cobre primário, responsável pela produção e comercialização de cátodos, vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos e conexões de cobre e suas ligas. A companhia encerrou o ano de 2019 com receita de R$ 5,2 bilhões, tendo exportado seus produtos para cerca de 20 países. A empresa foi fundada em 1961 e tem capital aberto desde 1971, integrando o Novo Mercado da B3 desde 2012. Possui três unidades industriais, no Polo Industrial de Camaçari, em Dias d’Ávila (BA), em Santo André (SP) e em Serra (ES). 

 

Contatos para a Imprensa

Wellington Silva – 21 98863-3031 | wellington@dominiodecomunicacao.com.br

Mayara Bertacini - 11 99946-8291 | mayara.bertacini@paranapanema.com.br

Bruno Badari de Almeida - bruno.badari@paranapanema.com.br

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados