Polo de Camaçari promove Fórum de Sustentabilidade para troca de experiências socioambientais

Evento será realizado em ambiente virtual nos dias 1 e 2 de junho, reunindo empresas, universidades, comunidades e órgãos governamentais; Paranapanema apresenta seu Programa de Educação Ambiental no Fórum

Foto: convite para o Fórum de Sustentabilidade do Polo de Camaçari 2021.

(27/05/2021) O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) realiza nos dias 1 e 2 de junho, em ambiente virtual, o Fórum de Sustentabilidade do Polo Industrial de Camaçari. A ideia é destacar ações socioambientais desenvolvidas pelas empresas do Complexo Industrial que possam servir de exemplo e gerar troca de experiências na área da sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região. O evento também celebra a Semana Mundial do Meio Ambiente. Clique aqui para fazer sua inscrição!

Além das empresas do Polo, o Fórum reunirá representantes das comunidades de Camaçari e Dias d'Ávila, das universidades, representantes do Governo, dentre outros convidados. O conceito do evento segue a linha dos exemplos práticos: as empresas participantes abordarão suas ações objetivas e bem sucedidas para vencer desafios nas áreas da eficiência energética, reuso de água, reaproveitamento de resíduos e atividades socioambientais nas comunidades vizinhas, entre outros.

Na oportunidade, será lançada pelo Cofic, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), uma campanha de conscientização para a proteção do Anel Florestal, área de vegetação implantada em 1978, junto com o Polo, com o objetivo de estabelecer uma distância segura entre a área industrial e as comunidades vizinhas. A campanha pretende destacar a importância do Anel Florestal, que está sob a gestão da SDE, mobilizando as comunidades próximas em ações de proteção ambiental, incluindo combate ao desmatamento, queimadas e invasões.

 

Espaço de experiências e conexão

O Fórum de Sustentabilidade tem como objetivo principal ampliar o debate acerca dessa temática tão importante para as organizações. “Será um espaço de apresentação de iniciativas bem sucedidas na área socioambiental, mas não só isso. O que queremos é possibilitar a troca de experiências visando a conexão entre as empresas e destas com a sociedade, em prol de uma consciência maior, que incentive diálogos e resultados práticos”, afirma Rafael Almeida, da Comunicação Corporativa da BASF América do Sul e um dos organizadores do Fórum.

Já o superintendente geral do Cofic, Mauro Pereira, espera que o evento “aprofunde questões” e dê visibilidade a projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento pelas empresas do Complexo Industrial. “É de extrema importância para o Polo de Camaçari debater este tema, mas também apresentar cases e experiências de sucesso que possam inspirar outras experiências”, observa, lembrando que “a questão da sustentabilidade é algo relativamente novo, muito amplo e, com formidável dinâmica”.

 

Programação

O Fórum de Sustentabilidade será aberto pelo Cofic às 14h30 do dia 1º de junho, no ambiente virtual Onono (Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF) com o lançamento da Campanha de Proteção ao Anel Florestal. A partir daí, após informações da SDE sobre o Anel florestal e palestra sobre “Os Desafios da Sustentabilidade Hoje e no Futuro”, de Cristiana Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF América do Sul, as empresas BASF Kordsa e Tronox apresentarão seus “cases" na área socioambiental.

No segundo dia, haverá palestra sobre “Eficiência Energética e Reuso da Água”, a cargo da gerente de Eficiência Energética e Química/Petroquímica do Senai/Cimatec, Otanéa Oliveira, e apresentação de “cases" de mais cincos empresas: Bracell, Braskem, Oxiteno, Paranapanema e Unigel.

O Fórum é uma realização do Cofic, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social, com apoio das empresas Bahiagás, BASF Bracell e Paranapanema. (Texto produzido pelo Cofic e replicado pela Paranapanema)

 

Sobre a Paranapanema

A Paranapanema S.A. é a única produtora nacional de cobre primário, responsável pela produção e comercialização de cátodos, vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos e conexões de cobre e suas ligas. A companhia encerrou o ano de 2020 com receita de R$ 4,3 bilhões, tendo exportado seus produtos para cerca de 20 países. A empresa foi fundada em 1961 e tem capital aberto desde 1971, integrando o Novo Mercado da B3 desde 2012. Possui três unidades industriais, no Polo Industrial de Camaçari, em Dias d’Ávila (BA), em Santo André (SP) e em Serra (ES) e gera cerca de dois mil empregos diretos.

 

Contatos para a Imprensa

Mayara Bertacini - 11 99946-8291 | mayara.bertacini@paranapanema.com.br

Bruno Badari de Almeida - bruno.badari@paranapanema.com.br

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados