Paranapanema lança Programa de Educação Ambiental para as Comunidades  

O programa visa a melhoria da qualidade de vida e tem como alvo professores, alunos e funcionários de escolas públicas próximas a unidade de Dias d'Ávila. 

A Paranapanema iniciou um Programa de Educação Ambiental para promover ações educacionais e participativas em duas escolas públicas nos municípios de Leandrinho e Lamarão, que ficam próximas da companhia. 

O Programa visa, por meio de um processo educativo, contribuir para a preservação do meio ambiente e para a melhoria das condições de vida das comunidades do entorno da unidade localizada no município de Dias d’Ávila.

Além de são professores e alunos, também estão contemplados no Programa os coordenadores e funcionários das escolas Araci dos Santos Reis, em Leandrinho, e Joseane Santos da Conceição, em Lamarão. 

Não o bastante, a Companhia mantém desde 2001, um programa nas mesmas comunidades para a formação de agentes ambientais adultos e mirins. O Programa é formado por voluntários que já representam essas comunidades há 19 anos e que são preparados tecnicamente para entenderem o processo de produção no dia a dia da Paranapanema e o que pode impactar ou não na comunidade e no meio ambiente. Esses agentes ambientais também ampliada sua capacitação dentro do Programa de Educação Ambiental da Paranapanema.

Para Alexandro Moura, Diretor de Operações da companhia, “o projeto é um programa sistemático de preservação do meio ambiente e envolve ações socioambientais. É uma experiência de educação continuada que visa criar um canal de comunicação entre a Paranapanema e nossos colaboradores com as comunidades, por meio de um processo participativo”.  

Com três módulos e duração prevista até 2022, o Programa de Educação Ambiental da Paranapanema se inicia com o Módulo Conhecer que vai trabalhar a questão de como entender a demanda ambiental; depois como conceituar e distinguir os vários conceitos que envolvem a gestão ambiental, e por último como associar esses conceitos com o dia a dia em busca da melhoria da qualidade de vida da comunidade. Este módulo começa em setembro de 2019 e vai até agosto de 2020.

Os outros módulos, Ser/Fazer e Conviver serão implantados em 2020 e 2021, e pretendem trabalhar de maneira mais prática as questões ambientais e a disseminação desses conhecimentos, ideias e resultados. Vão funcionar como uma integração final entre teoria e prática.

 

CONTATOS PARA A IMPRENSA 

ML&A Comunicações

Rodolfo Bonventti | Fernanda Elen

rodolfo@mla.com.br | fernanda@mla.com.br

(11) 3811-2820 | (11) 9 9930-0901

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados