A Paranapanema acredita na perenidade dos seus negócios como uma forma de servir e prover valor à sociedade. Nesse sentido, o bom relacionamento com seus diversos públicos de interesse – colaboradores, fornecedores e clientes, entre outros – constituem um elemento de base para a condução das atividades da Companhia. Conforme destacado em nosso Código de Ética, engajar esses públicos de interesse por meio do diálogo aberto, que proporcione uma relação justa, próxima e benéfica, é um dos princípios de sustentabilidade que norteiam a estratégia da Paranapanema.

Além disso, a competitividade da Paranapanema resulta da disposição e da capacidade de seus colaboradores de inovar, melhorar os processos e ampliar a eficiência operacional. Por isso, a gestão de pessoas da Companhia tem base em princípios de meritocracia, assegurando que o relacionamento com seus profissionais leve em conta o respeito à capacidade técnica, à experiência e ao desempenho de cada um.

 

Remuneração e Benefícios

As diretrizes para a definição de salários e benefícios oferecidos pela Paranapanema aos colaboradores estão detalhadas na sua Política de Remuneração, a qual procura assegurar a competitividade da Companhia no mercado de trabalho, ampliando sua capacidade de atrair e desenvolver talentos. Assim, a Paranapanema pratica valores compatíveis com as categorias funcionais e as regiões de contratação, considerando aspectos como a complexidade, o nível de especialização e as responsabilidades de cada cargo. Reforçando o compromisso de garantir a equidade, a Paranapanema não diferencia o salário-base de homens e mulheres que ocupem as mesmas funções.

Entre os benefícios oferecidos para os empregados próprios estão planos de assistência médica e odontológica, plano de previdência privada com contrapartida da Companhia, seguro de vida em grupo, restaurante no local de trabalho, prêmio por assiduidade, estacionamento, vale-transporte ou transporte fretado em algumas unidades.

 

Remuneração variável

Programa de Participação nos Resultados (PPR): Procura incentivar a participação dos colaboradores para que a Companhia atinja seu melhor desempenho. O PPR contempla todos os contratados pelo regime CLT e é negociado com os sindicatos e a Comissão de Representantes dos Colaboradores, conforme previsto na Lei 10.101, de 2000. Todos os empregados elegíveis recebem o mesmo valor, condicionado ao atingimento das metas estabelecidas nos Acordos Coletivos. Em 2017, foram distribuídos cerca de R$ 14,1 milhões aos colaboradores em PPR.

Programa de Remuneração Variável (PRV): Voltado para os cargos executivos, como chefes, gerentes e diretores, tem o objetivo de alinhar os interesses da Companhia aos dos colaboradores, reconhecendo as performances individuais e promovendo a retenção de talentos. Assim, atrela adicionais de remuneração ao alcance de metas de desempenho econômico-financeiro e operacional.

 

Gestão de Apoio ao Profissional

Empenhada em prestar suporte individual e humanitário aos seus colaboradores, o setor de Gestão de Pessoas da Paranapanema criou, em 2017, a área de gestão de apoio ao profissional (GAP). Em atividade nas três unidades da companhia, essa área é composta por uma equipe multidisciplinar – envolvendo profissionais de diversas áreas de RH – para realizar atendimentos de ordem profissional, pessoal ou familiar.

A GAP é acionada espontaneamente pelos colaboradores, podendo ajudá-los em demandas de naturezas diversas, tais como o uso plano de saúde, a mediação de conflitos profissionais, a orientação durante períodos de afastamento por doença ou acidente de trabalho, entre outros.

 

Diversidade

A Paranapanema valoriza a diversidade e não aceita qualquer forma de discriminação em suas atividades e relacionamentos. Esse é um valor considerado fundamental para o desenvolvimento sustentável da Companhia e das comunidades em que está inserida. Assim, a Paranapanema procura promover a equidade de direitos independentemente da origem cultural, étnica, financeira ou religiosa, da idade, da orientação sexual ou da opinião política. 

A Companhia compartilha com outras empresas do setor industrial o desafio de perseguir o equilíbrio entre profissionais homens e mulheres no quadro funcional. Em 2017, o balanço entre os gêneros era favorável no nível administrativo, no qual 48% dos colaboradores eram mulheres e entre estagiários, em que a força feminina representa 62% dos profissionais. Em cargos de gestão, além de ocupar uma das seis diretorias, as mulheres estavam à frente de 18,2% do total de gerências e chefias. Considerando todo o quadro funcional, 90% dos colaboradores da Paranapanema eram homens e 10% mulheres. 

Além da igualdade de gênero, a Companhia se empenha na inclusão de portadores de deficiência, buscando promover uma cultura acolhedora, na qual não há espaço para discriminação. Uma parceria com o Sesi foi firmada em 2017, de modo a possibilitar a contratação de mais profissionais portadores de deficiências. 

 

Saúde e Segurança no Trabalho

Proporcionar um ambiente seguro, que favoreça a saúde dos colaboradores e prestadores de serviço, constitui um compromisso permanente da Paranapanema. Todas as unidades realizam frequentemente inspeções e treinamentos, com a preocupação de manter os profissionais informados sobre como evitar acidentes e melhorar o bem-estar físico e emocional. 

Nas três unidades, a Paranapanema mantém Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), representando 100% dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Ao todo, 66 profissionais compõem as Cipas, entre membros efetivos e suplentes, os quais se dedicam tanto à disseminação de diretrizes e orientações de segurança, quanto à análise de registros de acidentes e incidentes, a fim de direcionar ações corretivas e preventivas.

 

Cuidado constante

A fim de promover boas práticas de saúde e segurança entre seus colaboradores, a Paranapanema mantém os seguintes programas permanentes:

• Diálogos Diários de Segurança (DDS): Reunião informal destinada a desenvolver e estimular a adoção de práticas preventivas entre os colaboradores da área operacional, realizada todos os dias antes do início do expediente. É um canal de comunicação para assuntos relacionados à segurança dos profissionais e à proteção do meio ambiente.

• Gestão da exposição ao ruído: Programa de monitoramento iniciado na unidade de Santo André (SP), com o objetivo de prevenir problemas relacionados à exposição a ruídos. Envolve treinamentos e palestras sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e auditorias internas nos postos de trabalho.

• Ergonomia e fisioterapia: O Espaço Saúde, mantido na unidade de Santo André (SP) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), oferece serviços de reabilitação aos colaboradores. Realizou 2.014 atendimentos em 2017. Na unidade de Dias d’Ávila (BA), fisioterapeutas e ergonomistas realizam serviços de reabilitação no ambulatório local. Em 2017, os atendimentos nessa área somaram 1.262. Em todas as unidades, ergonomistas avaliam periodicamente as condições de trabalho nas instalações da Companhia.

 

Capacitação e Desenvolvimento

Ciente de que o capital humano é um dos seus principais ativos, a Paranapanema mantém um programa de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Para tanto, as diferentes áreas da Companhia contam com o apoio das áreas de Treinamento e Desenvolvimento, Segurança do Trabalho e Qualidade e Meio Ambiente para desenvolver um plano anual de desenvolvimento para cada profissional. Em 2017, foram 35,5 mil horas dedicadas aos treinamentos dos colaboradores.

A Paranapanema também realiza um processo anual de avaliação de desempenho de todos os profissionais que ocupam cargos de liderança. A metodologia utilizada é matricial, relacionando o desempenho apresentado pelos colaboradores com o que se considera ser a sua performance potencial. Os resultados embasam a elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI).

 

Política do Sistema de Gestão Integrado

Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional

 

A Paranapanema S.A., a maior produtora brasileira não-integrada de cobre refinado, vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões e suas ligas, por meio do seu Sistema de Gestão Integrado, busca promover a ética e o desenvolvimento sustentável na condução de seus negócios e a transparência com as partes interessadas com as quais se relaciona. Para alcançar os resultados pretendidos do Sistema de Gestão Integrado, a Paranapanema mantém o compromisso permanente de:

 

  • Melhorar continuamente o desempenho do Sistema de Gestão Integrado, aprimorando os produtos e processos, em harmonia com o meio ambiente, a segurança e a saúde das pessoas;
  • Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e outros requisitos subscritos aplicáveis ao negócio;
  • Buscar a satisfação dos clientes conquistando-lhes a fidelidade e atendendo aos requisitos acordados;
  • Conhecer os aspectos ambientais, buscando reduzir continuamente os respectivos impactos associados às suas atividades, promovendo a prevenção da poluição;
  • Atuar na prevenção dos perigos e riscos à saúde e à segurança das pessoas, buscando proteger todas as partes interessadas;
  • Incentivar o treinamento, o trabalho participativo e a conscientização, visando o comprometimento dos colaboradores.

O comprometimento e a participação de todos os colaboradores com esta política são fundamentais para o sucesso da Paranapanema.

 

Marcos Paletta Camara

Diretor Presidente

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados