Promover o desenvolvimento sustentável é compromisso da Paranapanema, empresa que produz e comercializa produtos de cobre refinado e semimanufaturados de cobre e suas ligas. Nos locais em que está presente, a Companhia contribui para o bem-estar dos colaboradores, famílias e comunidades, integrando-se adequadamente ao meio ambiente. E isso só pode ser alcançado por meio do respeito às leis, normas, aos costumes e hábitos em cada região onde a empresa atua.

Sistema de Gestão Ambiental

Por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), busca antecipar-se às principais questões públicas sobre os ecossistemas e a sociedade, seja pela realização de estudos de impacto ambiental em toda a área de influência, seja procurando cumprir e superar os requisitos da legislação vigente.

O SGA é aplicado nas unidades por meio de procedimentos e metas setoriais, sendo responsável pelo apoio consultivo e demonstração do desempenho ambiental (relatório de Performance Ambiental). Isso permite conhecer, avaliar e tratar os aspectos e impactos, atuais e potenciais, dos produtos, processos e instalações sobre os ecossistemas e a sociedade, procurando antecipar-se às principais questões públicas. Também são conduzidas análises antecipadas de risco nos projetos.

Dentro do contexto do SGA, muitas práticas são direcionadas à conservação e otimização de recursos naturais (renováveis e não renováveis) e preservação dos ecossistemas - e nelas incluem-se: programas de Combate ao Desperdício, programas de Coleta Seletiva, programas de Recuperação de Áreas Degradadas e Avaliações de Impacto Ambiental.

Riscos dos nossos produtos aos clientes e/ou ao meio ambiente

Todas as nossas atividades, produtos e serviços que podem interagir com os clientes e com o meio ambiente são identificados, avaliados e controlados com relação aos seus aspectos e impactos ambientais. Neste caso, são controlados tanto aqueles produtos ou serviços usados pela empresa, quanto aos produtos ou serviços que são fornecidos. Aspectos legais e regulatórios ou outras normas e obrigações existentes são identificados e considerados no sistema de gestão ambiental da empresa, como parte do compromisso com o atendimento a legislação. Assim, os produtos de cobre, latão e bronze bem como as embalagens de papelão, plástico e madeira utilizadas pela Paranapanema são 100% reciclados. A empresa através de suas práticas de gestão de seus produtos e resíduos vem atendendo e /ou superando requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Portanto, a empresa desenvolve e promove a reciclagem de resíduos gerados nos processos produtivos, além de apoiar cooperativas de reciclagem de papelão, plástico e madeira gerados pelas embalagens dos produtos, colaborando desta forma, com a redução de impactos ambientais negativos, economia de energia, redução na exploração dos recursos naturais, redução de resíduos enviados aos aterrosindustriais e principalmente com práticas em sintonia com a preservação do meio ambiente. 

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados