Tubos Eluma são homologados pelas principais distribuidoras de gás natural e GLP do Brasil

Produtos feitos com cobre superpuro Paranapanema são recomendados para diversas aplicações, confira

 

(02/03/2017) Você sabia que os tubos Eluma, produzidos com cobre superpuro Paranapanema, são homologados por normas internacionais que tratam de instalações de redes de distribuição de gases combustíveis? Isso mesmo: seja para uso com gás natural ou GLP, os tubos Eluma estão 100% em conformidade com os documentos de referência das distribuidoras de gases combustíveis do Brasil, respondendo as exigências das distribuidoras de gás natural (Comgas, CEG Rio, Gas Natural Fenosa, Compagas, Segas, Sulgas, dentre outras) e GLP (Ultragás, Liquigás, Copagas, Utingas, dentre outras).

Diversas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) embasam esta utilização, sendo elas a NBR 15526 - Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais - Projeto e execução; NBR 13523 - Central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); NBR 15358 - Rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa - Projeto e Execução; NBR 16057 - Sistema de Aquecimento de Água a Gás (SAAG) - Projeto e Instalação.

Tubos de Cobre Sem Costura – Eluma Hidrolar®

Os tubos Eluma da linha Hidrolar® são rígidos, sem costura, fabricados pelo processo de extrusão e calibrados nos diâmetros comerciais por trefilação, compostos por, no mínimo, 99,9% de cobre superpuro Paranapanema. São comercializados em barras de 5,0 e 2,5 metros e apresentam boa resistência química; boa resistência à corrosão; facilidade de manuseio; pouca tendência à incrustação; boa resistência mecânica; longa vida útil e é reciclável.

De acordo com a aplicação e identificação do tubo de cobre, são especificadas suas classes. Salvo indicação do projetista hidráulico, normalmente são utilizados para:

  • Instalações de água fria e água quente, gases combustíveis, instalações de combate a incêndio por hidrante e sprinklers: TUBOS CLASSE E – Identificados por tampões plásticos na cor verde. São acoplados com conexões por soldagem ou brasagem capilar.
  • Todas as instalações indicadas para o tudo classe E e instalações de gases medicinais: TUBO CLASSE A- Identificados por tampões de plástico na cor Amarela. São acoplados com conexões por soldagem ou brasagem capilar.
  • Todas as instalações indicadas para tubo classe A e instalações industriais de alta pressão e vapor: TUBOS CLASSE I – Identificados por tampões plásticos na cor Azul. São acoplados com conexões por soldagem ou brasagem capilar.

2014 © PARANAPANEMA . Todos os direitos reservados